quarta-feira, 17 de abril de 2019

TREINAMENTO

O treinamento traz uma série de ganhos. Nele podem ser aprimorados os fundamentos, as posturas, movimentações, trocas de posições, trabalho individual e trabalho conjunto.
Não são raras as vezes em que temos uma equipe em quadra, embora recheada de valores individuais muito bons, não funciona. Os atletas não vivenciam treinos e aí o cenário fica difícil.
De outra parte, o que se observa é que muitos erros não são corrigidos onde o deveriam ser, nos treinamentos, posturas inadequadas, movimentação inadequada e pulos dos atacantes.
Esses são fundamentos a aprimorar nos treinamentos, ali é que se pode errar, inovar, buscar novas soluções. Visualizar uma nova jogada, sua dinâmica, etapas, tempos de movimentação e como aplicar, ou seja, como realizar o que foi projetado.
No jogo, cada erro é um ponto para o adversário, nossos sets não são longos, 3 erros equivalem a 20 % da pontuação.
Também se observa a falta de visão de jogo, não o posicionamento em quadra mas, sim, o desenvolvimento futuro da partida em sua dinâmica.
Exemplificamos, assistimos a uma partida pegada, uma das equipes tinha defesa superior e atacante de menor potencial. Seu primeiro atacante chegou à rede e equilibrou a pontuação, passaram à frente. A defesa levando vantagem sobre o ataque adversário.
Hora de um saque tático, balanceado, mas o nosso herói sacador resolveu dar uma porrada e .... ponto para o adversário, partida empatada e, ainda pior, trouxe o atacante adversário para a rede.
Resultado, perderam a partida.
Essa disciplina tática deve ser acertada, lapidada, nos treinamentos, alguém deve ter o cuidado de orientar os atletas em quadra e, mais, deve ser ouvido.
Algo a se pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário