quarta-feira, 13 de maio de 2020

Realidade




Nos anos 1950, a expectativa de vida não chegava aos 50 anos de idade e hoje a expectativa de vida no Brasil seja próxima dos 75 anos. Essa situação se deve a uma série de fatores sociais e econômicos e a população idosa hoje é de aproximadamente 30 milhões de pessoa.

O fato de termos maior longevidade projetada, aliado à constante baixa dos índices de natalidade, remete a uma situação já existente em vários países, o número de idosos supera o numero de crianças. Em algumas regiões tem-se que a população idosa é superior até mesmo que a população de crianças e pré-adolescentes.

A chamada terceira idade traz em seu bojo uma série de doenças pertinentes, como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes entre outras e o aumento dessa população acarreta uma série de situações de risco para o sistema de saúde e previdência, como vemos hoje.

De outra parte, especialistas e pesquisadores apontam ser a atividade física uma das ferramentas adequadas para minorar os efeitos dessas doenças decorrentes. Assim, a melhoria da qualidade de vida dos idosos terá, por extensão, reflexo na situação do país como um todo, em termos sociais e econômicos.

De forma simples, o número de idosos cria um nicho específico para aqueles que trabalham com atividade física e, em pouco tempo, tornar-se-á o principal mercado de trabalho para os profissionais de Educação Física.

Dentro do universo de atividades físicas disponíveis deve ser ressaltado o voleibol adaptado à terceira idade, pela simplicidade e pelos efetivos ganhos proporcionados aos praticantes.

Que tenhamos jovens professores interessados nesse segmento de trabalho!
saudações


Nenhum comentário:

Postar um comentário