terça-feira, 5 de março de 2019


MELHOR IDADE??

Segundo dados oficiais, mais de um terço das pessoas acima de 60 anos que já estão aposentadas no Brasil continuam trabalhando.
A taxa é de 34 % e se forem considerados apenas os idosos entre 60 e 70 anos temos que 43% dos aposentados continuam a trabalhar. 
Pouco menos da metade dos idosos são obrigados a manter emprego.
As motivações são variadas como a necessidade de manter a mente ocupada, a necessidade de auxiliar a família e, o mais comum, a complementação da renda que não cobre os gastos e despesas mensais.

Se contabilizarmos os casos de abusos e agressões contra idosos, 33.000 casos notificados em 2017, sendo recomendado pela ONU medidas que visem a proteção das pessoas de terceira idade contra violações de direitos e valorizar a sua contribuição para a sociedade.
Lembramos que esse número, 33.000 ocorrências, são os casos denunciados e contabilizados e, sabidamente, temos números muito superiores e contemplando agressões.

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil fez um alerta para os riscos e sinais de agressões — físicas e psicológicas — contra a população na terceira idade.

Se contabilizarmos os casos em que os idosos assumem os famosos empréstimos consignados, mas o dinheiro fica para parentes restando ao idoso apenas a dívida, a violação de direitos em nosso país é coisa estratosférica. Seria a violência presumida.
Esse é o retrato em preto e branco da nossa melhor idade.

saudações



Nenhum comentário:

Postar um comentário