domingo, 24 de fevereiro de 2013

Arbitragem

Assunto pertinente para os praticantes do voleibol adaptado, equipes que participam do JORI e equipes da baixada santista que começam a ter contato contínuo com as regras JORI.
Ontem participamos da reunião técnica dos árbitros da Liga Sanjoanense e a apresentação ficou a cargo do árbitro José Antonio de Carvalho, árbitro internacional e um dos responsáveis pelas mudanças nas regras do Voleibol Adaptado para os JORIs 2013.
Os senhores técnicos devem estar cientes de que a aplicação dos cartões nas competições de voleibol adaptado seguirá os mesmos parâmetros que o voleibol indoor, sendo que o cartão amarelo não contará pontos para o adversário.
Assim, na punição a infrações menores, será obedecida a sequência :
- advertência verbal para o infrator, esta advertência é extensiva para TODA a equipe;
- cartão amarelo para o infrator, também extensivo para TODA a equipe;
- cartão vermelho para o infrator, ponto para o adversário, por ser punição este cartão é individual;
- expulsão, cartões amarelo e vermelho JUNTOS;
desqualificação, cartões amarelo e vermelho SEPARADOS, um em cada mão.
Antes que alguém diga que não está assim no regulamento publicado, tivemos a informação de que haverá retificação do regulamento atual.
Também haverá rigor no controle da utilização de cola nos dedos, que continua PROIBIDA.
A "enterrada" também terá maior controle no tocante à invasão "por cima".
Outras dicas serão passadas em novas postagens.
Os campeonatos estão iniciando, boa volta às quadras.
saudações

Um comentário:

  1. Meu nome é Augusto Guede, jogo Volei Adaptado a um ano e ouço os comentários dos jogadores mais veteranos, que reclamam basicamente de duas coisas a nova altura da rede 2,43 metros, que ficou proibitiva para menores de 1,88 metro de altura e o proficionalismo nas competições intermunicipais que buscão atletas de mais de 1,90 metro de altura até em outros estados só para um jogo e o atleta joga por diversas cidades com vantagens financeiras.Também concordo com os veteranos, assim não tem esportividade.E voces????

    ResponderExcluir