quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TREINOS



“Algumas atividades físicas e/ou esportivas têm sido constantemente direcionadas à população idosa. Entre elas, está o voleibol, que atualmente é chamado de voleibol adaptado ao idoso ou à terceira idade. Essa modalidade, assim como outras, tem sido considerada de grande importância para a manutenção da capacidade do idoso, pois desenvolve a lateralidade, a amplitude articular, a flexibilidade, o espírito de equipe, a coletividade e o cooperativismo, proporcionando uma melhor qualidade de vida e a reintegração social. “
                                                         (BRANQUINHO, LOPES e FECHIO, 2006)


O voleibol adaptado para a terceira idade é objeto de estudos acadêmicos e a referência acima é uma das encontradas na literatura pertinente. 
A idade avançada traz consigo uma série de fatores que tendem a inviabilizar um padrão de vida com qualidade, em função do prejuízo da saúde e a atividade física se apresenta como excelente ferramenta para a diminuição desses efeitos negativos.
Todavia, tais atividades devem ser realizadas de forma planejada e monitoradas e na prática do voleibol adaptado, especialmente na modalidade competitiva, alguns cuidados devem ser tomados pelos professores responsáveis pela aplicação dos exercícios e pelo andamento das disputas.
Assim, a prática poderia ter o formato de uma aula, com alongamento, aquecimento, exploração de novas táticas, treinamento de posturas defensivas e ataques, sets normais, discussão e volta à calma ou normalidade.
Os senhores técnicos devem ter em mente que o arcabouço de regras do voleibol adaptado nos remete à busca da manutenção do equilíbrio, do trabalho em conjunto e o maior ganho, certamente, é a socialização.
Destarte, o alongamento deve ser adequado realizado com concentração nos exercícios e na amplitude dos movimentos, devendo ser explicada a motivação de cada exercício, quais os grupos solicitados e a forma mais adequada de realização do solicitado.
O aquecimento realizado com bolas pode contemplar a dinâmica em grupo, a movimentação, de forma a explorar os deslocamentos à frente, para trás e laterais, reproduzindo situações facilmente presentes nas partidas a disputar.
No tocante ao desenvolvimento e detalhamento de novas táticas, posturas defensivas e ataques essa vertente dependerá da filosofia de trabalho adotada pelo profissional responsável pelos treinamentos.
O certo é que as competições estão por iniciar e o ideal seria que não houvessem lesões causadas por deficiência de treinamentos.
saudações.
______________________________________________________________________
BRANQUINHO, P. A.; LOPES, P. H. M.; FECHIO, J. J. Voleibol adaptado na vida do idoso: uma comparação dos efeitos psicológicos nas práticas recreativa e competitiva. Revista Discorpo, 2006. n.15. pp.. 80 – 93

2 comentários:

  1. Sou Técnico do time de voleibol adaptado de Ubatuba - SP e gostaria de aprimorar o meu conhecimento teórico e prático em relação ao treinamento da minha equipe.
    Professor Fabiano.

    ResponderExcluir
  2. Onde consigo esse texto da citação, tem como enviar para o meu email, já procurei em todo canto e não acho. (lucas.nunees@gmail.com)

    ResponderExcluir