quarta-feira, 8 de maio de 2019

ESPECIALIZAÇÃO

Se observarmos a atual configuração do voleibol dito tradicional (indoor) temos ser ela o resultado final de grandes modificações inseridas desde os meados do século passado e, sobremaneira, nos últimos 30 anos.

Assim, o voleibol indoor atingiu níveis altíssimos de especialização, bastando para tal a simples observação de usarem, efetivamente usarem, dois líberos em instantes diferentes da partida. Um deles atua quando a equipe tem a posse de bola (saque), o outro atua quando a equipe recepciona o saque. Temos os ponteiros que atuam melhor na entrada ou na saída de rede, o oposto vindo de trás e os centrais em bolas específicas.

Se tomarmos nossa modalidade como cenário, temos que algumas equipes fazem trocas sistemáticas de forma a ter cada atleta na posição em que ele mostra maior rendimento, seja na 1 ou na 5, ou na 6 (pivô), os atacantes podem, e devem, escolher a posição em que se acham melhor, com melhor aproveitamento.

Num treinamento na semana passada, o grupo que estava em quadra trabalha junto há mais de 12 anos e ao ser realizado um saque, cada qual procurou a posição que normalmente ocupa, visando o melhor rendimento. Ao final do set isso foi comentado e gerou brincadeiras várias.

Há que ser lembrado que esse nível de entrosamento não acontece de repente, numa juntada só, alguns fatores são primordiais para o resultado obtido. O grupo deve treinar junto sempre, cada qual deve estar ciente de suas qualidades e limitações, alguém deve ser responsável dentro de quadra pelas palavras de ordem, coisas que só acontecem com muito conhecimento.

Outro fator a ser destacado é o trabalho do técnico, orientando cada um dentro daquilo que ele observou e avaliou, exigir posturas definidas dentro das táticas adotadas. 

Quando se fala que há grandes diferenças técnicas entre equipes, não estamos cá a apresentar críticas negativas, é simples constatação e essas diferenças apontadas podem estar relacionadas ao nível de entrosamento e desenvolvimento da modalidade naquela cidade ou equipe.

saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário