quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ESTATÍSTICA

"Ninguém é velho antes dos 90. Mas é bom estar preparado"
                                                                                                      Título do livro de Rebecca Latimer


O link abaixo


nos leva a interessante matéria na qual são apresentados dados estatísticos acerca da população de idosos no Brasil.

Em 1992 os idosos eram, em números aproximados, 11,4 milhões, em 2012 esse número atingiu 24,9 milhões, aumento de 117 %, taxa de crescimento superior ao dobro da população não idosa.

De outra parte, em 1992 o número de idosos que moravam sozinhos era de 1,17 milhões, atingindo em 2012 os 3,7 milhões, com aumento de 217 %. 

Esses dados estatísticos mostram que há necessidade de políticas específicas para esse segmento da população que está a se emancipar cada vez mais e a exigir que sua participação na sociedade seja revista e, ainda mais, que o Brasil, a cada década se torna um país mais velho.

A revista Exame, na edição de outubro, traz a matéria de capa com o título "Um mundo mais velho. E melhor." e são apresentados outros dados estatísticos, agora vinculados à participação das pessoas com mais de 50 anos na sociedade econômica, em reportagens que somam 13 páginas, número significativo para tal publicação.

A publicação ainda traz um ranking elaborado por empresa especializada no qual são elencadas as vinte melhores cidades brasileiras em qualidade de vida para o idoso. A primeira colocada foi São Caetano do Sul (SP), seguida na ordem de classificação, por Santos (SP), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Balneário Camboriú (SC), Poços de Caldas (MG), Vitória (ES), Presidente Prudente (SP), Belo Horizonte (MG), Araraquara (SP), Araras (SP), São José do Rio Preto (SP), Catanduva (SP), Juiz de Fora (MG), Divinópolis (MG), Barretos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS), Uberaba (MG), Araçatuba (SP).

Urge a necessidade de que os municípios elaborem, e executem, políticas voltadas para a qualidade de vida do idoso, pois é pacífico que a longevidade não é simples, estando sempre acompanhadas por uma série de características naturais e que exigirão, sempre, cuidados específicos.

Feliz 2014 a todos.

saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário