quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

REGULAMENTO

Se tomarmos o texto do Regulamento JORI 2012, a parte do voleibol adaptado tem início no artigo 125 que traz :
O voleibol adaptado será regido pelas regras oficiais, salvo as exceções previstas neste regulamento.
Assim, as regras oficiais do voleibol de quadra tem aplicabilidade no voleibol adaptado e as exceções são contempladas no texto do Regulamento e isso implica que os senhores profissionais que trabalham com a Terceira Idade devam conhecer um mínimo das regras oficiais.
Por exemplo : as regras apontam a existencia da figura do líbero e todo o mecanismo de sua atuação. O líbero não exisite no voleibol adaptado e essa exceção está contemplada no artigo 127.
O saque é diferenciado, sendo objeto do artigo 131.
De mesma forma, a duração das partidas é tratada em artigo específico, o 130.
No texto referente ao ano 2011 a devolução da bola, apenas no terceiro toque, era uma exceção à regra geral e, destarte, tratado como tal em tópico específico, isso não acontece no Regulamento para 2012. Assim, a bola poderá ser devolvida para a quadra adversária no primeiro, segundo ou terceiro toque, como no voleibol oficial.
Seria muito mais simples a elaboração de uma regra completa pra o Voleibol Adaptado, bastaria tomar o texto da regra oficial e nele alterar os tópicos do veolibol adaptado, como altura de rede, líbero, saque, duração das partidas, faltas, posse de bola.
Óbvio está que cada equipe se prepara como quiser, mas para o JORI boa parte das cidades está treinando com as novas modificações. A Associação Pró Voleibol (APV) incorporará as mudanças para o campeonato 2012, pois há a preocupação com o JORI.
saudações

Um comentário:

  1. Achei ótimo o passe de bola.Com os 3 toques obrigatorios,ficava tão monótono,mesmo porque a 2º/3º toque geralmente vai sempre para a mesma
    jogadora,isto é as pontuadoras que estão na linha do ataque perto da rede.quem está na defesa,dificilmente pega a bola.Acho que vai dar certo,vai tornar o jogo mais dinâmico .ATT.AMTC

    ResponderExcluir