sábado, 11 de fevereiro de 2012

ATAQUE E BLOQUEIO

As mudanças no ataque e no bloqueio, seguramente, vão tornar mais dinâmicas as partidas.
Os atletas posicionados na área do ataque (posições 2, 3 e 4) podem dar dois passos completos ao efetuar o ataque. O atacante não pode saltar dentro da linha dos 3 metros. Os dois passos são facultados apenas para os atletas posicionados no ataque.
Em contrapartida, pode ser efetuado o bloqueio com salto. Os jogadores das posições 1, 5 e 6 não podem finalizar um bloqueio. Se um jogador de defesa for para a rede para ajudar no bloqueio e tocar a bola estando a mesma acima da linha superior da borda superior da rede, será considerado falta.
O texto não traz mais a obrigatoriedade dos 3 toques para que a bola seja lançada para a quadra adversária, não faz qualquer menção a número mínimo de toques, assim, a bola poderá ser lançada para a quadra adversária no primeiro toque e o jogo prossegue normalmente.
Essas alterações, associadas à diminuição significativa da altura de rede podem gerar, em especial nos jogos masculinos, uma dinâmica bem diferenciada da atual. Exigirão maior atenção dos jogadores de defesa e na realização de trocas.
saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário