sexta-feira, 24 de julho de 2015

tempo

TEMPO
"O tempo, o tempo é versátil, o tempo faz diabruras, o tempo brincava comigo, o tempo se espreguiçava provocadoramente, era um tempo só de esperas, me guardando na casa por dias inteiros."
                                                                         William Shakespeare

Quem lembra da peça publicitária, cantada pelo conjunto 3 do Rio, que dizia assim : “O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa”. Passou o tempo, passou o banco e nós continuamos.
Façamos do tempo um aliado.
Marcos Rey, em sua obra “O Enterro da Cafetina” cria interessante simbologia para o tempo, traçando a comparação “...recordou os tempos de solteiro simbolizados em duas redondas pizzas napolitanas.” .
Para os praticantes do voleibol adaptado a simbologia do tempo está relacionada à bola, que nos leva a vitórias impossíveis e a derrotas inexplicáveis.
A bola, que teimosamente insiste em cair dentro da quadra, após roçar na rede e nos tirando da jogada. Maldosamente pode quicar sobre a linha, enquanto nos esforçamos para recuperá-la.
A bola que conseguimos lançar num cantinho desguarnecido, pontuando, um ponto importante para nossa equipe.
A bola representa a nossa rebeldia e a nossa liberdade de escolhas, podemos fazer aquilo sonhado por muito tempo. A bola simboliza o tempo e o mundo.

Façamos da bola e do tempo nossos companheiros.

domingo, 12 de julho de 2015

A MELHOR IDADE ???

Melhor idade

Luiz Felipe Pondé em sua obra “Os Dez Mandamentos (+ um)” traz interessante colocação acerca dos idosos.

 “... A modernidade finca suas raízes na crença de que nossos antepassados eram guiados pela ignorância e por superstições, já que a eles faltava o conhecimento científico (essa é, aliás, a causa da brutal desvalorização moderna do passado e dos idosos, apesar de tentarmos negá-la com ideias ridículas, como “a melhor idade”. ...”

O texto acima, personalíssimo, revela um ponto específico dos problemas da terceira idade e, por extensão, dos idosos de maneira genérica, o desconhecimento acerca de nossa realidade e esse desconhecimento não é exclusividade dos mandatários do país mas, também, dos idosos e se traduz no conformismo com que são aceitas ideias, situações e proposituras absurdas, que são absorvidas diariamente, desde o relacionamento familiar, na comunidade e no emprego.

Das estatísticas oficiais, que não podem ser contestadas pelos governantes, temos que os idosos, hoje, já são em maior número que as crianças de 0 a 6 anos de idade. Em cerca de 10 anos nossa população será maior que a dos infantes e dos adolescentes com até 14 anos de idade e, no andar da carruagem, os idosos serão a maior parte da população em cerca de 30 anos.

O processo de inflexão das curvas não é fenômeno novo e resulta no envelhecimento de um país. Na Suécia esse processo teve um ciclo de 50 anos, período em que ocorreram adaptações legais, tributárias, entre outras, para o devido enfrentamento de uma situação irreversível.

Tal processo é objeto de estudos há mais de 50 anos, podendo ser conhecido se observarmos os cuidados e as ações tomadas por países como o Japão e a Suécia para tratar com dignidade os idosos. As ações envolvem um operante e eficiente sistema de saúde pública e políticas voltadas para o planejamento de atividades que visem a efetiva inclusão social do idoso.

A motivação para tais políticas é por demais simples, o envelhecimento é parte do ciclo de vida e traz consigo uma série de situações desfavoráveis para a saúde do idoso, isso resulta que o idoso custa mais, em termos de saúde, para o Estado. Simples e objetivo. Assim, para que os custos sejam menores, há a necessidade de que o sistema oficial busque alternativas para a melhoria da qualidade de vida do idoso.


O Brasil, como sempre, é um caso à parte. A situação existente é fruto da ação de uma série de fatores, entre eles o descaso oficial e o ciclo com duração muito mais curta, cerca de 30 anos, inexistência de políticas públicas eficientes desaguaram na baixíssima remuneração na aposentadoria e na falência do sistema de saúde e de previdência.