quinta-feira, 2 de outubro de 2014

DENTRO DA QUADRA

Em uma década vivenciando as coisas do nosso voleibol adaptado acompanhei mudanças de regras, de táticas e conheci grandes equipes. Equipes campeãs.

Analisando cada uma delas e depois juntando tudo, temos que algumas características são comuns a todas ou, ao menos, na maioria absoluta.
Vamos elencar algumas dessas características comuns :
- fora de quadra um profissional com trabalho dedicado, exigente, conhecedor e cumpridor das regras do esporte e com parâmetros bem definidos no tocante a disciplina;
- um grupo de atletas com conhecimento das regras do voleibol adaptado e algum conhecimento, básico de voleibol tradicional;
- dentro de quadra uma equipe balanceada, com ataque e defesa. Dizer que apenas os "gigantes" proporcionam vitórias é mito, vimos recentemente uma equipe entrar em quadra com quatro atletas muito altos, excelentes no ataque e que  não foi campeã, sequer vice-campeã, faltou equilíbrio, só dois "baixinhos" não dão conta do recado.
- ainda dentro de quadra, um atleta de bom nível técnico, conhecedor das regras e de táticas e que funcione como um líder, fazendo o "time jogar", fazendo fluir o que foi treinado.

Como exemplos incontestes, temos as duas seleções brasileiras, a masculina e a feminina. Dois grupos de excelente qualidade, balanceado no poderio de ataque e defensivo e que contam, ambas, com um atleta que faz "a coisa funcionar". No masculino, Murilo é o líder técnico e, no feminino, Jacqueline é a peça que dá a liga para o jogo fluir.
Analisem as equipes de voleibol adaptado que são conhecidas como timaços campeões. Nelas estarão presentes, conhecimento das regras do esporte, conhecimento de táticas, disciplina, um líder fora de quadra conhecedor dos caminhos e um líder dentro de quadra.

Nosso esporte tem a origem no voleibol tradicional, isso fica explícito no artigo primeiro das regras empregadas no JORI, ali estão contempladas as exceções à regra do voleibol tradicional.
Algumas situações atuais somente ocorrem por desconhecimento e desrespeito as essas regras. Como exemplo, o caso dos atletas altos que saem das posições de fundo, vindo para a zona de ataque e, a maioria, sem saber o que fazer, como fazer, por desconhecimento das regras, a maioria de nós já presenciou isso.

Assim, de forma objetiva, não há como vivenciar o voleibol adaptado sem o conhecimento básico das regras do voleibol indoor.
O conhecimento das regras é fator essencial para atletas, dirigentes e técnicos.

saudações