domingo, 30 de junho de 2013

CLASSIFICADOS EM SÃO JOÃO

As finais do Voleibol Adaptado no JORI 2013 em São João da Boa Vista, apenas lembrando que as duas equipes finalistas já estão classificadas para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), em Santos .

Voleibol Feminino A (60 anos) - Campinas X Piracicaba
Voleibol Feminino B (70 anos) - Jundiaí X Piracicaba,
Piracicaba classificando as duas equipes femininas.

Voleibol Masculino A (60 anos) - Jundiaí X São Pedro
Voleibol Masculino B (70 anos) - Àguas de São Pedro X Jundiaí,
Jundiaí classificando as duas equipes masculinas.

No geral, o trabalho da professora Andréa Lucimara, de Jundiaí, foi vencedor, classificando três equipes para os JAI.

No masculino as equipes de São Pedro em Jundiaí repetem jogos que se sucedem em decisões de campeonatos. Parabéns também ao Claudinei, técnico de São Pedro.

saudações

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CLASSIFICADOS JORI PENÁPOLIS

Resultado do Voleibol Adaptado do JORI em Penápolis, classificados para os Jogos Abertos do Idoso (JAI) 2013.

Voleibol Adaptado Feminino B    -  Ilha Solteira e Araçatuba
Voleibol Adaptado Feminino A    -  Araçatuba e Ilha Solteira
Voleibol Adaptado Masculino B  -  Ilha Solteira e Araçatuba
Voleibol Adaptado Masculino A  -  Araçatuba e Mirandópolis

Parabéns à cidade de Araçatuba que classificou as quatro equipes para o JAI, assim como para Ilha Solteira, com 3 classificações.

saudações

APV EM SÃO PEDRO


Foto

              EQUIPE DE ARARAS 60 ANOS - SÁBADO 22 DE JUNHO EM SÃO PEDRO

No sábado, 22 de junho, foi realizado um festival pelo campeonato APV - 60 anos, masculino e feminino, em São Pedro.
O evento contou com a participação das equipes de Araras, Rio Claro, São Carlos e São Pedro.
As equipes masculina e feminina de São Pedro foram as campeãs da etapa, ambas comandadas pelo Claudinei Arruda, amigo e grande conhecedor do voleibol adaptado.

A lamentar apenas a notícia de que pela primeira vez, em 17 anos, a equipe FEMININA de São Pedro não participará do JORI, que neste ano acontecerá em São João da Boa Vista.
Certamente fatores alheios à vontade do Claudinei surgiram e impediram a participação.
Torcemos para que para o próximo ano os problemas sejam todos extirpados e as "sexygenárias" de São Pedro voltem a competir e honrar o nome e a tradição no JORI.

saudações






quarta-feira, 19 de junho de 2013

JORI EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Francisco Pedro Regini Júnior (Chicão) é o Secretário de Esportes de São João da Boa Vista desde o início do ano está a dizer que o JORI  será um evento perfeito no tratamento aos atletas e dirigentes e na organização. 
Está de parabéns pois sua equipe está mostrando muito entrosamento e todos ganham com isso. Dois dias depois de ocorrer o Congresso Técnico já estão disponíveis muitas informações sobre a competição, com início marcado para a semana que vem, 24 de junho.

Serão 55 cidades presentes e no Voleibol Adaptado, temos :
- voleibol feminino A, 34 (trinta e quatro) equipes ;
- voleibol feminino B, 6 (seis) equipes;
- voleibol masculino A, 30 (trinta) equipes e
- voleibol masculino B, 8 (oito) equipes.

Serão cerca de oitenta partidas no total e observando-se a composição das chaves, serão muitos jogos bons de assistir e bons de jogar.
Temos nossos favoritos no masculino e no feminino, quem arrisca palpites ??

Na quinta-feira, 27, acontece a abertura às 9:00 h e o voleibol terá início às 17 horas, com 13 jogos em três quadras diferentes.

Mais informações no site      http://www.eventosmontana.com.br/

saudações

terça-feira, 18 de junho de 2013

JORI EM PENÁPOLIS

Amanhã terá início o JORI em Penápolis, serão 35 cidades e cerca de 1300 atletas inscritos.

Um fato se apresenta como atípico, o baixo número de equipes inscritas para o voleibol adaptado, em todas as modalidades, feminino e masculino, A e B.
Para termos noção, serão menos da metade das equipes que disputaram o JORI em Franca.

Nessa situação, o JORI que será realizado em São João da Boa Vista, entre 26 e 30 de junho, se apresenta como mais interessante, em termos de competitividade na nossa modalidade pois ali teremos as fortes equipes de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e São Pedro.
O Congresso Técnico desta etapa foi realizado na segunda-feira, 17 de junho, 55 cidades confirmaram participação e acreditamos que ao menos 25 delas terão equipes de voleibol adaptado.

Outra esperança de bons jogos está na etapa que engloba as equipes da Capital, Grande São Paulo e baixada Santista.

Torçamos que a região de Araçatuba apresente maior número de equipes para as disputas de 2014.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ASPECTOS LÚDICOS

Se tomarmos em conta o resultado de estudos acadêmicos, a atividade física regular e acompanhada apresenta-se como excelente vetor para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

“ A recreação na terceira idade nos conduz à percepção de que todos os que se mantém fisicamente ativos possuem atitudes mais positivas para diversas atividades e maior habilidade para lidar com as tensões. Além disso, a participação regular em programas de exercícios pode ajudar a retardar a deterioração física que ocorre com a inatividade e com o passar dos anos, o que proporciona maior bem estar psicológicco.
(DIAS e SCHWARTZG, 2005, disponível em  www.efdeportes.com)

Outros autores lembram sempre que os aspectos lúdicos das atividades físicas para idosos são importantes e devem ser mantidos. 

Ocorre que, há muito, as competições de voleibol adaptado tornaram-se acirradas, extremamente competitivas e as influências das pressões às quais estão expostos os atletas idosos ainda não foram devidamente detalhadas. É certo que podem se apresentar como positivas ou negativas, dependendo do perfil de cada pessoa, todos nós conhecemos companheiros que não se sentem bem em competir, outros acham maravilhoso todo aquele clima e a liturgia das competições.

“Com a grande repercussão da prática dessa modalidade, o objetivo inicial da adaptação do voleibol para a população idosa não foi sempre mantido. Inicialmente desenvolvido com caráter recreativo, passou a ter em muitas equipes, caráter competitivo. No entanto, os estudos especializados não têm questionado se a competição pode ser desfavorável quando está associada ao envelhecimento.
                               (BRANQUINHO, LOPES e FECHIO, 2006)

Somos adeptos do voleibol adaptado à terceira idade na modalidade competitiva, apenas entendemos que os benefícios de nosso esporte são muito grandes e, destarte, as autoridades e professores deveriam ter a preocupação de manter projetos separados, para a competição e para a recreação, retomando o aspecto lúdico da atividade.

saudações

terça-feira, 11 de junho de 2013

JORI EM JUNHO

O ano de 2013 está se apresentando como atípico, nele serão realizadas 3 edições de JORI . Findo o JORI em Franca realizado na semana passada (05 a 09), ainda teremos o JORI em Penápolis (19 a 23) e em São João da Boa Vista (26 a 30) . 
O cronograma original já sofreu "trocentas" alterações.

Veja abaixo o cronograma publicado do site da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude  http://www.selj.sp.gov.br/calendario_eventosJORI_2013.php      :






Apenas lembrando que em Penápolis estarão as cidades da Delegacia Regional de Esportes (DREL) de Araçatuba e em São João da Boa Vista as cidades da DREL de Campinas.

Serão duas semanas de muitas notícias do voleibol adaptado. O congresso técnico  do JORI Penápolis aconteceu ontem, dia 10 de junho, com a participação de mais de 40 cidades.

saudações


domingo, 9 de junho de 2013

FINAIS EM FRANCA

Divulgado o boletim número 5 do JORI Franca, a cidade campeã geral na contagem foi Ribeirão Preto.

No Voleibol Adaptado, classificaram-se para o JAI :
- Voleibol feminino A : Sertãozinho e Franca
- Voleibol feminino B : Sertãozinho e Ribeirão Preto
- Voleibol masculino A : Sertãozinho e Olímpia
- Voleibol masculino B : Ribeirão Preto e Sertãozinho.

Sertãozinho classificou as quatro equipes para os Jogos Estaduais do Idoso (JAI) que serão realizados em Santos. 
Esses resultados foram o fruto do trabalho sério que é realizado e que teve início com a professora Araci, que hoje é atleta.

Bom retorno a todos os que lá estiveram envolvidos nas disputas, como árbitros, atletas, técnicos e dirigentes.

Quem quiser conhecer mais resultados :

http://www.franca.sp.gov.br/portal/index.php?Itemid=986&option=com_phocadownload&view=category&id=129

bom final de semana a todos
saudações

quinta-feira, 6 de junho de 2013

EQUIPES EM FRANCA

No JORI 2013, etapa de Franca, o Voleibol Adaptado terá início amanhã, sexta-feira,  08 de junho, em quatro ginásios, estando programados 19 jogos no feminino e 10 jogos no masculino, com início às 8 horas e ocupando toda a manhã e a tarde.

Neste ano foram inscritas:
- 31 equipes no feminino A
- 05 equipes no feminino B
- 18 equipes no masculino A e
- 03 equipes no masculino B.

Se tomarmos por base o universo de 47 cidades que efetivamente estão a participar dos jogos, temos que o número de equipes masculinas corresponde a apenas a 38 % de inscrições para a competição masculina A, número muito baixo, se considerarmos as médias das etapas dos anos anteriores.
Esse baixo número de inscrições pode mostrar que há a necessidade de que as políticas vigentes devam ser revistas para que o interesse pela modalidade volte a imperar.

Um aspecto interessante é que o boletim de número 2 já traz o resultado da competição de coreografia, sendo que a equipe de Ribeirão Preto conseguiu o primeiro lugar. seguida da equipe de Sertãozinho, ambas classificando-se para os Jogos Abertos do Idoso, em novembro na cidade de Santos.
Para quem quiser obter maiores informações :


saudações

terça-feira, 4 de junho de 2013

JORI FRANCA

Franca sediará a segunda etapa do JORI 2013, englobando as Delegacias Regionais de Esportes (DREL) de Franca, Ribeirão Preto e Barretos, num total de 47 cidades. As disputas terão início amanhã (05), indo até o domingo 09 de junho.
No calendário geral as disputas do voleibol terão início na sexta-feria, 07, e as finais da modalidade farão parte da festa de encerramento no domingo.
Boa sorte a todos os companheiros que lá estarão, na qualidade de atletas, árbitros, técnicos e dirigentes, que o JORI 2013 resgate os objetivos iniciais da competição.
Assim que tivermos conhecimento da tabela de jogos eles serão publicados cá neste espaço.
Seria muito bom se as promessas feitas durante os pré-congressos, realizados em 01 de abril em todas as cidades sedes do JORI, fossem cumpridas, como a elaboração e divulgação dos horários e jogos logo após o final dos congressos técnicos, o que não está a ocorrer.
Outra crítica está relacionada à forma de disputa. Observando-se os locais de jogos, serão quatro quadras, para 47 cidades, talvez 30 equipes masculinas e 30 equipes femininas. Há delegações com deslocamentos próximos dos 300 km, então qual a motivação para que as disputas sejam realizadas no sistema de chaves ou dupla eliminatória, cada equipe participaria, ao menos, de duas partidas. 
Como argumento básico estão os objetivos dos Jogos Regionais do Idoso, muito apregoados e tão pouco seguidos.

informações sobre o JORI - Franca:
                                                     http://www.franca.sp.gov.br/portal/fussol/jori/programacao.html

saudações