sexta-feira, 24 de maio de 2013

OBJETIVOS

Os Jogos Regionais do Idoso (JORI) e os Jogos Abertos do Idoso (JAI) foram, sem sombras de dúvida, a grande alavanca para o desenvolvimento do Voleibol Adaptado à Terceira Idade em todo o Estado de São Paulo, sendo o modelo copiado em outras regiões do Brasil.

Os que vivenciam o universo do voleibol adaptado sabem que, há muito, a modalidade tornou-se muito competitiva, de tal forma que há verdadeira briga pela obtenção do concurso de atletas de ponta, muito disputados e alguns autores preconizam que tal situação poderá tornar-se um fator de desestímulo para a prática do esporte, gerando o declínio.

“Com a grande repercussão da prática dessa modalidade, o objetivo inicial da adaptação do voleibol para a população idosa não foi sempre mantido. Inicialmente desenvolvido com caráter recreativo, passou a ter em muitas equipes, caráter competitivo. No entanto, os estudos especializados não têm questionado se a competição pode ser desfavorável quando está associada ao envelhecimento.
                   (BRANQUINHO, LOPES e FECHIO, 2006)



Essa situação é facilmente constatável se acompanharmos as etapas do JORI anualmente e a enorme diferença entre as condições técnicas e recursos entre as cidades participantes. Assim, torna-se desestimulante para um município treinar um time de nível razoável, deslocar toda uma delegação por centenas de quilômetros e participar de apenas uma partida, vez que o JORI é disputado no sistema de eliminatória simples.

Como simples colaboração, o sistema de disputa do JORI poderia ser assemelhado ao do JAI, sendo as equipes divididas em chaves e cada uma das equipes participando, ao menos de duas ou três partidas. Seria um diferencial significativo na elevação da auto-estima dos atletas.

Motivação para que ocorram mudanças existem muitas mas, talvez, a maior delas seria o objetivo primeiro do JORI e do JAI, o de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima e, destarte, promover maior convívio social e propiciar reintegração social ao idoso.

Fonte da citação:
BRANQUINHO, P. A.; LOPES, P. H. M.; FECHIO, J. J. Voleibol adaptado na vida do idoso: uma comparação dos efeitos psicológicos nas práticas recreativa e competitiva. Revista Discorpo, 2006. n.15. pp.. 80 – 93
 
saudações

terça-feira, 21 de maio de 2013

JORI DE LINS

Foi realizados entre 15 e 19 de maio a etapa de LINS da edição 2013 dos Jogos Regionais do Idoso (JORI).
O resultado geral, computadas todas as modalidades foi
Primeiro Lugar     - Botucatú
Segundo Lugar   - Jaboticabal
Terceiro Lugar    -  Pirassununga

VOLEIBOL ADAPTADO FEMININO :

# Categoria A (60 anos)
Primeiro Lugar     - Botucatú
Segundo Lugar   - Pirassununga
Terceiro Lugar    -  São Carlos
Quarto Lugar       -  Jaú


# Categoria B (70 anos)

Primeiro Lugar     - Pirassununga
Segundo Lugar   - Sta Rita Passa Quatro
Terceiro Lugar    -  Lins
Quarto Lugar       -  Jaboticabal

NO VOLEIBOL ADAPTADO MASCULINO


# Categoria A (60 anos)

Primeiro Lugar     - Lençois Paulista
Segundo Lugar   - Descalvado
Terceiro Lugar    -  Igaraçú do Tietê
Quarto Lugar       -  São Carlos


# Categoria B (70 anos)

Primeiro Lugar     - Pirassununga
Segundo Lugar   - Jaú

Pirassununga classificou três de suas quatro equipes para o JORI, sendo campeã no 70 anos, feminino e masculino, e vice-campeã no 60 anos feminino. A equipe masculina, categoria A (60 anos) chamou à atenção pelo resultado final, oitavo lugar.
A equipe de Lençois Paulista, masculino A (60 anos),  repetiu a classificação para o JAI, como em anos anteriores, sendo previsível um jogão, novamente, contra São Pedro.

saudações