domingo, 20 de maio de 2012

TRABALHO EM IPEÚNA


Segue abaixo matéria publicada no Portal Rio Claro, em 18 de maio de 2012, sobre o trabalho que desenvolvemos na cidade de Ipeúna.

A Prefeitura de Ipeúna oferece vôlei adaptado Divulgação - publicada em 18. 5. 2012 - atualizada 14h35  
O Setor de Assistência Social juntamente com a Prefeitura da cidade de Ipeúna estão oferecendo aulas de vôlei adaptado para a terceira idade. O objetivo do projeto é promover a socialização e trazer benefícios a saúde dos idosos
Os idosos têm encontrado nos exercícios físicos cada vez mais formas de melhorar e manter a saúde física, mental e social. Por isso, a Prefeitura de Ipeúna, por meio do Setor de Assistência Social vem desenvolvendo diversas ações que oportunizam essa vivência por meio de atividades saudáveis, favorecendo a socialização entre as pessoas. A iniciativa mais recente é a criação do Grupo de Voleibol Adaptado para a Terceira Idade que está com as inscrições abertas.
O Vôlei Adaptado para a Terceira Idade consiste num jogo muito parecido com o vôlei normal, sendo que as adaptações visam evitar impactos nas articulações uma vez que os jogadores não precisam saltar, respeitando as limitações dessa faixa etária. “É uma modalidade saudável onde não há contato físico, fácil de aprender e que possibilita uma integração muito grande dos participantes”, comenta a professora-voluntária de Educação Física Vera Lúcia Guedes Fonseca.
Ela explica que são inúmeros os benefícios desse esporte para a Terceira Idade. “Entre as principais vantagens, está a socialização dos praticantes; aumento do nível de concentração e raciocínio, pois o esporte exige respostas rápidas; melhoria da coordenação motora, sem falar nos benefícios à saúde, como por exemplo a resistência cardio-pulmonar, frequência cardíaca, volume respiratório, entre outros benefícios. Tudo isso resulta numa melhor qualidade de vida”, comenta.
O professor-voluntário Roberto Monteiro da Fonseca revela que não há a necessidade de saber jogar essa modalidade, pois é muito fácil aprender. “Nós ensinamos a jogar, por isso o mais importante é ter vontade de aprender e estar disponível nos dias de aula”, explica. “As pessoas que estão nessa faixa etária e gostariam de conviver com pessoas descontraídas e ter uma melhor qualidade de vida, estão convidadas a participar deste grupo”, convoca.
Wilson Roberto Cegantini, 56, é um dos primeiros integrantes do Grupo. “Praticar o esporte faz bem para o corpo, para a alma e, principalmente, para a mente”, comenta. Compartilha a mesma opinião a aposentada Irani Francisco de Oliveira, 70. “A prática de esportes é muito importante e traz um bem-estar maravilhoso. Me sinto renovada, com coragem e disposição para a vida. Acho que os idosos depois de toda a contribuição que deram à sociedade têm direito a esse prazer”, finaliza.
O grupo se reúne às sextas-feiras pela manhã no Ginásio Municipal. Mais informações e inscrições podem ser feitas no Setor de Assistência Social, localizado na Rua Araripe Custódio da Fonseca no 1101, Altos de Ipeúna, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, o telefone para contato é 3576.1359.