quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

REGULAMENTO

Se tomarmos o texto do Regulamento JORI 2012, a parte do voleibol adaptado tem início no artigo 125 que traz :
O voleibol adaptado será regido pelas regras oficiais, salvo as exceções previstas neste regulamento.
Assim, as regras oficiais do voleibol de quadra tem aplicabilidade no voleibol adaptado e as exceções são contempladas no texto do Regulamento e isso implica que os senhores profissionais que trabalham com a Terceira Idade devam conhecer um mínimo das regras oficiais.
Por exemplo : as regras apontam a existencia da figura do líbero e todo o mecanismo de sua atuação. O líbero não exisite no voleibol adaptado e essa exceção está contemplada no artigo 127.
O saque é diferenciado, sendo objeto do artigo 131.
De mesma forma, a duração das partidas é tratada em artigo específico, o 130.
No texto referente ao ano 2011 a devolução da bola, apenas no terceiro toque, era uma exceção à regra geral e, destarte, tratado como tal em tópico específico, isso não acontece no Regulamento para 2012. Assim, a bola poderá ser devolvida para a quadra adversária no primeiro, segundo ou terceiro toque, como no voleibol oficial.
Seria muito mais simples a elaboração de uma regra completa pra o Voleibol Adaptado, bastaria tomar o texto da regra oficial e nele alterar os tópicos do veolibol adaptado, como altura de rede, líbero, saque, duração das partidas, faltas, posse de bola.
Óbvio está que cada equipe se prepara como quiser, mas para o JORI boa parte das cidades está treinando com as novas modificações. A Associação Pró Voleibol (APV) incorporará as mudanças para o campeonato 2012, pois há a preocupação com o JORI.
saudações

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ATAQUE E BLOQUEIO

As mudanças no ataque e no bloqueio, seguramente, vão tornar mais dinâmicas as partidas.
Os atletas posicionados na área do ataque (posições 2, 3 e 4) podem dar dois passos completos ao efetuar o ataque. O atacante não pode saltar dentro da linha dos 3 metros. Os dois passos são facultados apenas para os atletas posicionados no ataque.
Em contrapartida, pode ser efetuado o bloqueio com salto. Os jogadores das posições 1, 5 e 6 não podem finalizar um bloqueio. Se um jogador de defesa for para a rede para ajudar no bloqueio e tocar a bola estando a mesma acima da linha superior da borda superior da rede, será considerado falta.
O texto não traz mais a obrigatoriedade dos 3 toques para que a bola seja lançada para a quadra adversária, não faz qualquer menção a número mínimo de toques, assim, a bola poderá ser lançada para a quadra adversária no primeiro toque e o jogo prossegue normalmente.
Essas alterações, associadas à diminuição significativa da altura de rede podem gerar, em especial nos jogos masculinos, uma dinâmica bem diferenciada da atual. Exigirão maior atenção dos jogadores de defesa e na realização de trocas.
saudações

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

JORI 2012

Foi publicada a portaria G.CEL 06 de 2012, que trata do Regulamento e das modalidades em disputa nos JORIs 2012. 
Em termos de voleibol adaptado ocorrem significativas modificações, que devem alterar a dinâmica das partidas.
A lamentar que, vez mais, as alterações ocorram com pouco tempo de adaptação para as equipes, faltantes cerca de 25 dias para o JORI - DREL Santos, com os dias de carnaval a descontar.
Vamos tratar as mudanças em algumas postagens, assim :
1 - Altura da rede, no feminino passando de 2,24 m para 2,15 m. No masculino passa de 2,43 m para 2,35 metros. Essas mudanças, 9 e 8 cm, certamente propiciarão o surgimento de maior número de atacantes.
Em contrapartida, será permitido saltar na execução do bloqueio. Podemos antever partidas mais disputadas e o surgimento de muitos cangurús, apenas esperamos que ninguem se machuque seriamente. Idosos saltando continuamente pode não ser muito saudável e exemplos não faltam.
É importante a definição de bloqueio como sendo a ação desenvolvida próxima à rede e ACIMA do bordo superior da mesma. Então, para que o bloqueio não conte como toque, a mão do atleta bloqueador deve estar ACIMA do bordo superior da rede.
2 - Interessante, também, a definição de substituição excepcional, a intenção é boa, mas ....
3 - O toque na rede, deixa de ser considerado como falta, a menos que interfira no prosseguimento da jogada.
Amanhã continuamos
saudações
roberto